sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Projeto Tecnologia para Educar e Conhecer

INTRODUÇÃO
Os avanços tecnológicos caracterizam as diversas mudanças do mundo atual. O cotidiano das pessoas foi profundamente transformado pelas redes eletrônicas, a utilização cada vez mais urgente e necessária da tecnologia fez com os hábitos e costumes fossem adaptados a essa nova realidade. As mudanças podem ser percebidas em todos os âmbitos da sociedade e estão colaborando para a transformação do mundo em que vivemos. Estamos cada dia mais “conectados” a essa rede: O telefone celular vem dando-nos uma mobilidade inimaginável através de conexões às redes sociais, e-mails, TV, rádio, tudo junto num único pacote.  Terminais eletrônicos podem realizar múltiplas tarefas para não precisarmos ser obrigados a sair várias vezes de casa. A internet possibilita estar conectado ao mundo inteiro, fazer cursos a distancia, videoconferências, ter acesso a grandes centros, a grandes bibliotecas, a reencontrar pessoas, trabalhar com pessoas que não estão na mesma localidade. A forma de comunicação também se alterou, tornou-se mais sensorial: sons, imagens, ícones, textos. Além de alterar o conceito de tempo e espaço, pois temos a sensação de estarmos à mercê da velocidade da informação o tempo todo, as novas tecnologias transformam, a cada experiência nova, a maneira de lidarmos com a realidade. O computador tem uma grande responsabilidade sobre isso, quando se tornou simultaneamente um instrumento de trabalho, de comunicação e de lazer.

JUSTIFICATIVA
As tecnologias permitem um encantamento a todos que a utilizam percebendo suas funcionalidades e seu imenso leque de possibilidades.  Na escola não é diferente, as tecnologias trazem um novo encantamento a aprendizagem, possibilitando que alunos conversem e pesquisem com outros alunos da mesma cidade, país ou do exterior, no seu próprio ritmo. O mesmo acontece com os professores. Os trabalhos de pesquisa podem ser compartilhados por outros alunos e divulgados instantaneamente na rede para quem quiser. Alunos e professores encontram inúmeras bibliotecas eletrônicas, revistas on line, com muitos textos, imagens e sons, que facilitam a tarefa de preparar as aulas, fazer trabalhos de pesquisa e ter materiais atraentes para apresentação.
Infelizmente essa não é uma realidade latente nas escolas públicas do Brasil, em muitas cidades do interior e áreas de vulnerabilidade social, a infra-estrutura das escolas é ainda muito precária para abrigar a nova mídia em condições mínimas. O desafio da inclusão digital nessas escolas está tanto para alunos, como para professores. Segundo pesquisa da Unesco (UNESCO, 2004),  o número de docentes que não possuem acesso digital é muito elevado: quase 90% nunca participavam de lista de discussão através do correio eletrônico, quase 60% nunca usavam correio  eletrônico, perto de 60% nunca navegavam na internet, por volta de 54% nunca se divertiam com seu computador.

Desta forma, o presente projeto Tecnologia para Educar e Conhecer pretende em um primeiro momento oferecer uma (trans)formação do educador a partir de sua capacitação para a utilização didática dos recursos que provém da Tecnologia educacional. Além disso, acreditamos que ao desenvolver habilidades digitais de manejo próprio, ou seja, permitir que o professor saiba, de forma autônoma, utilizar as novas mídias socialmente ele poderá ter mais segurança para criar estratégias pedagógicas junto aos alunos.

OBJETIVO E PÚBLICO ALVO
 Este projeto tem como objetivo principal a criação de um programa para inclusão digital que ofereça, num primeiro momento, o desenvolvimento de habilidades digitais para uso proficiente do computador. E de forma efetiva, um programa que dê a acesso aos recursos das TIC’s, através de cursos, dinâmicas e capacitações para toda a comunidade.
Escolas inseridas em áreas de vulnerabilidade social, baixo IDEB, que apresentem dificuldades na utilização do laboratório, com objetivo didático, pelos professores e alunos.
As escolas inseridas no Programa Escola Aberta - Governo Federal. (Veja abaixo algumas informações sobre este Programa).

Quer saber mais sobre o Programa Escola Aberta e outras ações do Ministéro da Educação?
Clique aqui:

Como funciona o Programa Escola Aberta em Ribeirão das Neves - Minas Gerais

O Programa Escola Aberta é uma parceria entre MEC, UNESCO e Prefeitura de Ribeirão das Neves. Foi implantado no município em outubro de 2005, em sete escolas municipais. O objetivo principal é atender jovens de 16 a 24 anos, que estão em situação de risco e vulnerabilidade social, promovendo uma "cultura de paz". Este ainda proporciona aproximação da comunidade escolar, abrindo espaços de lazer, entretenimento e promoção social para as famílias, os alunos e demais componentes da comunidade escolar. São desenvolvidas oficinas de interesse da comunidade com atividades esportivas, culturais e de formação inicial para o trabalho.
Em Ribeirão das Neves, o Programa atinge um público aproximado de 10.000 pessoas por mês. Um dos indicadores mais significativos desde a implantação do programa no município foi a redução da criminalidade nas regiões onde estão as escolas participantes do programa.
Saiba mais sobre o projeto em Ribeirão das Neves em:


ESTRATÉGIA

Ao implantar o Projeto Tecnologia para Educar e Conhecer nas escolas que participam do Programa Escola Aberta - parceria entre o Ministério da Educação e secretarias estaduais e municipais de educação - pretendemos proporcionar oficinas no laboratório de informática a toda a comunidade. O projeto pretende utilizar  voluntários da própria comunidade para ministrar essas oficinas.

Na perspectiva do Programa Escola Aberta, que busca repensar a instituição escolar como espaço alternativo para o desenvolvimento de atividades de formação, cultura, esporte e lazer para os alunos da educação básica das escolas públicas e suas comunidades nos finais de semana. O Projeto Tecnologia para Educar e Conhecer, também tem a intenção é estreitar as relações entre escola e comunidade, contribuir com a consolidação do uso da tecnologia de forma consciente e com o enfoque para o uso social.


PLANO DE TRABALHO

1. Formação dos professores;
2. Seleção e capacitação dos voluntários para oficinas;
3. Oficinas para a comunidade


1. Formação dos Professores:
  • Essa etapa será ofertada e definida junto à equipe pedagógica e os dirigentes da escola.
  • Após o conhecimento da proposta pedagógica, dos projetos já existentes e das necessidades apresentadas pelos professores, as atividades a serem ministradas na formação serão definidas e selecionadas. É importante ressaltar que as atividades não se resumem em aulas de informática, o professor aprende a manusear os recursos e ferramentas ao elaborar as atividades para os alunos. Ou seja, a formação estará voltada para o uso didático e social dos recursos computacionais.
 2. Seleção e capacitação dos voluntários para as oficinas:
  • Após a capacitação dos professores, o projeto será ofertado para toda a comunidade. Voluntários serão selecionados para ministrarem as oficinas.
  • Eles serão capacitados de acordo com as oficinas que serão ministradas. Os voluntários, preferencialmente, serão pessoas da própria comunidade ou alunos do Ensino Médio da própria escola.
3. Oficinas para a Comunidade:
  • As oficinas serão ofertadas a partir de uma pesquisa sobre as áreas de maior interesse e necessidade da comunidade. As inscrições poderão ser feitas de acordo com o interesse de cada um.
  • Uma oficina especializada será ofertada para pessoas da terceira idade.
  • Pensando na utilização do computador como fonte de inserção social, teremos momentos para a navegação livre na internet, realização de trabalhos e pesquisas escolares e principalmente para soluções de utilidade pública, como: acesso a cartórios e a receita federal para retirada de certidões, consulta a órgãos públicos, informações sobre concursos e impressão de editais, etc.



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